Scanner Postural 3D da coluna

O Vert3D é um sistema para medição tridimensional do dorso de pacientes com desvios posturais. É utilizado um método de projeção de luz estruturada para iluminar o dorso do paciente, enquanto uma câmera adquire a imagem a partir de outro ângulo. A superfície tridimensional obtida é orientada com relação ao corpo do paciente a partir de adesivos marcadores previamente aplicados em proeminências ósseas identificadas por palpação.

Vert3D

Uso Clínico

O Vert3D destina-se à avaliação e acompanhamento de pacientes que apresentem desvios e assimetrias posturais, em especial a escoliose, permitindo abordar de forma qualitativa e quantitativa a topografia das regiões dorsal e lombar. Através da análise computadorizada da superfície das costas, o sistema permite ao profissional de saúde avaliar relevo, inclinação, curvatura e simetria.

Uso Clínico do Vert3D

Indicações clínicas e diagnósticas:

Rastreamento de desvios posturais em uma população de interesse;

Avaliação inicial da assimetria e da deformidade de pacientes com desvio postural confirmado;

Acompanhamento da evolução do tratamento, permitindo reduzir a quantidade de radiografias e fornecendo informação complementar quantitativa sobre a deformidade externa causada pelos desvios vertebrais.

 

Scanner Postural 3D da coluna

Os parâmetros clínicos são calculados automaticamente e apresentados ao usuário em uma tela de computador, permitindo navegação e manipulação dos dados. Além disso, o sistema gera um relatório impresso com os cálculos automáticos do sistema, além de observações e interpretações do examinador. Todos os dados são armazenados em um banco de dados, que pode ser pesquisado para comparação entre exames e acompanhamento da evolução de cada paciente.

Vert3D

Scanner Postural 3D da coluna

Os resultados são apresentados na forma de um modelo tridimensional que pode ser rotacionado em todas as direções para visualização. Sobre ele, são aplicados mapas de cor que representam de maneira clara e intuitiva os principais parâmetros do relevo e dos contornos da região dorsal. Além disso, uma sofisticada análise matemática identifica a linha dos processos espinhosos e permite calcular os ângulos de lordose e cifose, bem como o contorno das curvas da escoliose na superfície.

Vert3D_Software_800px

Software

O sistema gera ainda gráficos e tabelas detalhadas, que permitem quantificar parâmetros como desequilíbrio lateral e ântero-posterior do tronco, deformidades da parede torácica posterior, ângulo das curvas na superfície, entre outros.

Vert3D

Os parâmetros clínicos analisados pelo Vert3D são os seguintes:

Linhas horizontais de contorno: permitem visualização direta do contorno dorsal, na tela do computador, incluindo zoom e rotação em três eixos;

Linha de simetria: permite visualizar a posição, inclinação e curvatura da linha média da região dorsal. Essa linha é o resultado de cálculos matemáticos automaticamente realizados pelo sistema; a projeção frontal da linha de simetria mostra os desvios laterais da coluna, existentes na escoliose, enquanto a projeção lateral dessa linha mostra o perfil das curvaturas naturais da coluna – cifose dorsal e lordose lombar;

Comprimentos e ângulos: os ângulos e medidas de maior relevância clínica são automaticamente calculados pelo sistema. Isso inclui:

Distância entre a vértebra proeminente e o sacro (comprimento da coluna);

Inclinação lateral e posterior do eixo da coluna (linha entre C7 e S1);

Ângulo cifótico e ângulo lordótico.

 

Laudo Clínico

Como resultado final do exame, o computador emite um laudo impresso, contendo as informações mais relevantes para a documentação do estado atual de cada paciente, podendo ser diretamente comparado com exames anteriores a fim de avaliar a forma e a velocidade da evolução clínica. Todos os exames realizados ficam armazenados no sistema, estando prontamente disponíveis para consulta ou mesmo para transferência para outros computadores.

Vert3D

 

Módulos Operacionais do Vert 3D

O Vert 3D é constituído por três módulos operacionais, responsáveis pelas sucessivas etapas do exame, conforme descrito a seguir:

O módulo óptico é constituído pelo projetor e pela câmara, acoplados em uma torre metálica de altura regulável. Esse módulo é responsável pela projeção e captação de um padrão de luz estruturada, gerando informação tridimensional pelo princípio da triangulação;

O módulo computacional é constituído por uma CPU dedicada, e realiza análises matemáticas utilizando geometria diferencial para o cálculo de comprimentos, ângulos, curvaturas, assimetrias e detecção de pontos de interesse;

O módulo de interpretação é constituído pela interface visual do software, sendo responsável pela apresentação interativa dos resultados no monitor LCD para visualização, marcação, comparação e registro dos parâmetros mensurados pelo exame.  A interpretação considera sempre a análise crítica e o julgamento clínico do examinador. Ao final do processo, é disponibilizada a impressão dos resultados em um laudo.

Seja um Franqueado

Tenha o equipamento Vert3D em sua clínica através da franquia Studio Vert 3D.

Logo Studio Vert3d_curvas

Saiba como funciona a franquia Studio Vert 3D>