Biomecânica

Eletromiografia e Biofeedback

Com a necessidade de quantificar o nível de contração muscular e isolar alguma musculatura, a qual é recrutada durante uma atividade funcional, se tornou fundamental nos tratamentos que envolvem a fisioterapia a utilização de equipamentos que permitam captar essas informações.

Tradicionalmente os exames realizados fornecem resultados subjetivos, dificultando a tomada de decisão por parte do profissional de saúde. Através dos sinais de eletromiografia e biofeedback, é possível analisar o disparo das fibras musculares de forma efetiva, e ensinar o paciente a forma correta de utilizar a musculatura de forma a atingir um objetivo.

As informações captadas pelos equipamentos e transmitidas para softwares intuitivos tornam a experiência em utilizar a eletromiografia extremamente agradável e estimulante, permitindo que o paciente sinta-se bem ao realizar o tratamento.

Com a utilização de acessórios, que envolvem Pressão, Ângulo, Força por meio de células de carga, dinamômetria manual, escapular ou dorsal, é possível agregar valor aos exames tornando a terapia completa para o profissional e para o paciente.

New Miotool

O New Miotool é um sistema de eletromiografia de 8 canais, e tem a sua versão USB e a versão sem fio (Wireless). Ambas permitem analisar através de sensores superficiais a atividade elétrica existente nos músculos, fazendo com que o paciente aprenda a contrair ou relaxar a musculatura, tornando a terapia de biofeedback eficaz aos tratamentos aplicados nas musculaturas de superfície.

Miotool

O Miotool é um sistema de eletromiografia de 4 canais que permite analisar através de sensores superficiais a atividade elétrica existente nos músculos, fazendo com que o paciente aprenda a contrair ou relaxar a musculatura, tornando a terapia de biofeedback eficaz aos tratamentos aplicados nas musculaturas de superfície.



Sensores e Aplicações
Ângulo

A Miotec possui uma gama abrangente de modelo de goniômetros, ideal para uma medição rápida, simples e precisa do movimento das articulações em múltiplos planos. Extremamente robustos, leves e flexíveis, os sensores podem ser confortavelmente usados sem ser detectados sob roupas, sem dificultar o movimento real da junta.

Força

Os sensores de força podem ser utilizadas em trabalhos onde é importante relacionar força x atividade muscular, ou simplesmente medir a força exercida em determinado movimento. Dependendo da aplicação, o profissional pode optar por diferentes tipos de acessórios. A força é medida em Kgf.

Pressão

O Biotrainer é um software de biofeedback eletromiográfico que ajuda o paciente no treinamento de relaxamento muscular, coordenação e/ou padrões de resposta muscular, assim como no recrutamento de maior número de unidades motoras, através de estímulos visuais e sonoros.

Solicite um Orçamento

Solicite um orçamento sem compromisso dos nossos equipamentos para a área de biomecânica.